Cases > ABRAC

ABRAC

ABRAC – Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade

A ABRAC – Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade precisava de uma solução para agilizar a comunicação com seus quase 400 membros, lotados em mais de 50 organismos de avaliação da conformidade, entre certificadoras e laboratórios.

Os associados da ABRAC estão reunidos em cerca de 30 grupos de trabalho e comitês técnicos, de acordo com suas áreas de atuação. Cada grupo possui uma agenda de reuniões e documentos específicos que precisam ser publicados e divulgados periodicamente.

Em um trabalho de parceria com o time da ABRAC, a equipe da UB Sistemas projetou e implantou um portal de colaboração no SharePoint Online, dentro do Office 365.

O Portal possui um subsite para cada grupo de trabalho e comitê técnico, com recursos de biblioteca de documentos, agenda de eventos, avisos e links úteis, além de uma área para chat, que se integra com a rede social corporativa Yammer. O site possibilita aos associados da ABRAC terem a acesso em tempo real a todas as informações que necessitam para realizar as suas atividades do dia-dia.

Na home do portal foi disponibilizada uma agenda corporativa, que consolida as informações dos eventos e reuniões de todos os grupos e comitês, e que é especialmente útil aos membros do conselho e os associados que têm atuação em diferentes grupos técnicos e comitês. Informações de interesse geral, tais como agenda regulatória, newsletter, fotos de eventos e um banco de currículos, também são disponibilizados através do Portal.

De acordo com Marisa Plaza, Coordenadora Técnica da ABRAC, o Portal vem recebendo uma ótima aceitação por parte dos associados, que já se habituaram a buscar as informações de que necessitam diretamente no Portal, sem a necessidade de recorrer a ligações telefônicas ou email.

Um número que ilustra bem esta aderência é a expressiva redução de 70% no tempo gasto em atendimento a ligações para fornecimento de documentação aos associados.

“A implantação do Portal levou à redução de 70% no tempo gasto em atendimento a ligações para fornecimento de documentação aos associados”

Marisa Plaza, Coordenadora Técnica da ABRAC